Apuração dos custos – métodos de custeio – parte 1

Por Marco Antonio Granado

 

A apuração dos custos de produtos e/ou serviços prestados é de suma importância para a gestão empresarial. Infelizmente, ainda encontramos gestores que ignoram a importância da apuração de custos de produtos e/ou serviços, trazendo dentre outras razões, sua complexidade, ser um processo trabalhoso ou até mesmo falta de tempo para obter e desenvolver tal informação.

Esta postura reflete negativamente no momento de precificar corretamente o produto e/ou serviço, sendo este, um erro que pode causar muitos prejuízos e dificultar na análise e aumento da lucratividade da operação da entidade. Os métodos de custeio são ferramentas que auxiliam no cálculo do quanto é gasto para fazer um determinado produto e/ou serviço prestado.

Desta forma, podemos afirmar que fazer a gestão do custo unitário de um produto ou serviço prestado é uma etapa fundamental para a definição de precificação, análise de desempenho financeiro e o cálculo de rentabilidade da entidade

Ao buscar a definição do método de custeio a ser aplicado pela entidade, os gestores deverão considerar e avaliar exclusivamente fatores próprios do negócio, tais como o tamanho da entidade, seu faturamento, nível de informatização, quantidade e linhas de produtos fabricados, planejamento estratégico, e assim por diante. Os métodos de custeio mais conhecidos são:

 

a) custeio variável;

b) custeio por absorção;

c) custeio ABC;

d) custeio UEP.

 

Trataremos neste artigo “parte1” sobre o custeio variável.

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as entidades, principalmente entre as da indústria e do comércio. Sua aplicação é simples e objetiva, pautada pela separação dos custos em variáveis e fixos para a definição dos preços de venda.

Apropriando-se dos custos que variam conforme o volume de produção, revenda, serviços prestados e faturamento geral, bem como, os custos que se mantêm estáticos independentemente do volume de vendas. Este método separa os custos, mas emprega somente os custos variáveis no processo de precificação.

Esse método produz informações muito importantes, como a margem de contribuição, e proporciona os subsídios necessários para tomada de decisão nas empresas.

 

Suas vantagens:

a) o custo do produto é mensurado de maneira objetiva, sem interferências, alterações de estoque ou equivalentes não impactam no cálculo do seu lucro, por isso o planejamento é feito com mais clareza e a tomada de decisões ganha precisão

b) a apresentação da margem de contribuição de cada produto é imediata, a diferença entre o preço de venda e o custo do produto é feita instantaneamente, facilitando a gestão de     rentabilidade dos produtos;

 

Suas desvantagens:

a) a exclusão dos custos fixos no processo de precificação pode gerar lacunas que podem interferir no resultado de um determinado produto ou seja, funciona como uma subavaliação;

b) o custeamento variável é utilizado para tomada de decisões a curto prazo, isso pode    comprometer ou dificultar a continuidade do negócio em um projeto a longo prazo.

 

Conhecer e aprimorar sobre os métodos de custeio é fundamental para o sucesso de sua entidade, eles auxiliam no cálculo do quanto é gasto para fazer um determinado produto e/ou prestação de serviços, e assim, ter uma real visão, detalhada, sobre a lucratividade do negócio a partir da precificação de cada produto e/ou serviços oferecido ao mercado.

Estaremos no “próximo artigo” comentando sobre o método de “custeio por absorção”.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart