BC libera consulta de valores a receber esquecidos em instituições financeiras

Milhares de brasileiros e empresas têm valores “esquecidos” em bancos e agora podem resgatar esse dinheiro que, somado, chega a R$ 8 bilhões que precisam ser devolvidos. Para isso, o Banco Central (BC) liberou ontem as consultas ao Sistema Valores a Receber (SVR) que devem ser feitas, exclusivamente, pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Ao inserir o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa, o sistema sinaliza se há algum valor a receber de instituição financeira, mas ainda sem indicar a quantia.

Caso tenha valores a receber, no momento da consulta o cliente é informado sobre qual será a data para conhecer e solicitar o resgate do saldo existente, a partir do dia 07/03/2022. Mas, para isso, é necessário estar previamente cadastrado na plataforma gov.br, o que já pode ser feito para agilizar esta segunda etapa do processo. Neste vídeo disponibilizado pelo BC é possível conferir o passo a passo completo para solicitar os valores a receber.

 

Alerta contra golpes

O Banco Central ressalta que o único site para consulta e solicitação desses valores é este: valoresareceber.bcb.gov.br. A instituição não envia links nem entra em contato com as pessoas para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC alerta que ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do órgão ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, as pessoas não devem clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Elas também não devem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Se esses pedidos ocorrem, são golpes.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart