Classificação dos custos

Por Marco Antonio Granado

 

Custos são gastos realizados pela empresa, relacionados diretamente a seu objetivo principal, ou seja, a prestação de serviços, revenda de bens e produtos ou produção de bens e serviços. Desta forma, estão essencialmente ligados à produção da empresa.

Os custos fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, independentemente do porte, tipo societário ou tamanho.

Importante perceber que não podemos confundir custos com despesas, que são gastos relacionados diretamente à manutenção da operação de uma empresa e não a sua produção.

Podemos classificar os custos em:

a) Diretos;

b) Indiretos;

c) Fixos;

d) Variáveis.

 

Vamos detalhar cada um deles:

 a) Custos Diretos:

São aqueles em conseguimos definir facilmente, por ser diretamente ligados à linha de produção de uma empresa, seja na prestação de serviços, revenda ou produção de bens e produtos.

Não necessitando de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida.

Possui alto grau de importância, fundamental para a gestão de empresa, auxiliando na administração e evitando possíveis gastos desnecessários.

Podemos citar os gastos com energia, água, aluguel dentre outros;

 

b) Custos Indiretos:

São aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com a prestação de serviço, revenda ou produção de produtos e bens oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio. Então são rateados em diferentes critérios, ou definimos uma métrica adequada para sua apropriação.

Não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada aos serviços prestados, revenda ou produto.

Desta forma, será necessária alguma métrica específica para vinculação do seu valor ao produto ou serviço.

Podemos firmar que são aqueles custos que não podem ser relacionados diretamente com a atividade-fim desempenhada pela empresa.

Geralmente o gasto despendido nos custos indiretos não são inseridos diretamente no custo do produto/revenda ou prestação de serviço, portanto, devemos prestar muita atenção com estes gastos.

 

c) Custos Fixos:

São custos associados ao produto da sua empresa que devem ser pagos independentemente do volume do produto ou serviço vendido, não importando o quanto você vendeu ou não vendeu.

É um custo que se mantém igual independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos, por isso recebe este nome de fixo.

Este tipo de custo é aquele que se mantém estável na operação da empresa.

São exemplos de custo fixo: aluguel, serviços de segurança, provedor de internet, serviços de limpeza, manutenção de equipamentos.

 

d) Custos Variáveis:

Possuem total interdependência com o volume de produção/revenda ou serviço prestado.

Quanto maior a produção maior o custo variável, e vice-versa.

Estão diretamente relacionados ao volume de vendas, portanto, na medida em que as vendas aumentam, também aumentam os custos variáveis.

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

É fundamental percebermos as diferenças, conhecendo a classificação dos custos,

visualizando e esclarecendo para uma aprimorada e eficiente gestão empresarial.

 

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

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