Combate à lavagem de dinheiro é tema de novo curso da plataforma de ensino à distância do SINFAC-SP

Já está disponível na plataforma de ensino à distância do SINFAC-SP o curso “Coaf – Treinamento básico em prevenção e combate à lavagem de dinheiro – Resolução 41/22”, ministrado pelo advogado e consultor Alexandre Fuchs das Neves. O conteúdo online apresenta o papel do Coaf e explica as regras que devem ser cumpridas ao longo de todo o ano pelas pessoas supervisionadas pela instituição, caso das empresas de factoring. As inscrições, gratuitas para associados do Sindicato e da ABRAFESC, podem ser feitas aqui.

Durante a aula, Fuchs, que é membro do Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro, irá detalhar a Resolução 41/22, que dispõe sobre o cumprimento dos deveres de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, legalmente atribuídos a empresas de fomento comercial ou mercantil.

A programação inclui o conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, aborda as penas aplicadas aos crimes dolosos e os procedimentos de supervisão e fiscalização aplicados pelo Coaf. Entre eles, a AVEC – Averiguação Eletrônica de Conformidade; APO – Averiguação Preliminar Objetiva; APA – Averiguação Preliminar Ampla e o PAS – Processo Administrativo Sancionador.

Com conteúdo extenso e detalhado sobre a função do Coaf e as obrigações de seus supervisionados, o curso já é considerado uma atualização obrigatória para aqueles que fazem parte do setor de factoring e para quem está dando os primeiros passos no setor. Como se trata de um curso à distância, os interessados podem assistir às aulas em dia e horário da preferência de cada um. Saiba mais abaixo:

EAD- COAF – TREINAMENTO BÁSICO EM PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO – RES 41/22  

Docente: Alexandre Fuchas das Neves

Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento-ead/548

Local: Online

Investimento: R$ 600 com gratuidade para associados do SINFAC-SP e da ABRAFESC

Programação:  

Conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (LD/FT)

Penas aplicadas – forma dolosa

Supervisão e fiscalização:

AVEC – Averiguação Eletrônica de Conformidade

APO – Averiguação Preliminar Objetiva

APA – Averiguação Preliminar Ampla

PAS – Processo Administrativo Sancionador

Organismos Nacionais e Internacionais – ênfase GAFI e as Recomendações

Obrigações Civis Correlatas e penas aplicadas – Sistema Administrativo de LD/FT

COAF  – Conselho de Controle de Atividades Financeiras Lei 13.974/20

Conceito

Função

Normativos aplicáveis ao setor

SISCOAF como ferramenta de comunicação

Recomendações 6 e 7 GAFI

MP 1.158/23 – transfere o COAF para o Ministério da Fazenda

Res. 41 COAF – aplicação

Formação da politica

Treinamento

Importância na exaustiva busca do beneficiário final.

Listas e procedimentos de busca

Bloqueio de bens e ativos

Comunicações ao COAF

Sobre o docente:  

Alexandre Fuchs das Neves é consultor jurídico da ABRAFESC, do SINFAC-SP, do Sinfac-SC e do Sinfac-RS. Especializando em direito digital pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, especialista em direito bancário, instrutor PLD/FT e compliance, com Certificado Compliance I e II – ABBC, estruturador de instituições financeiras, membro do IPLD – Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

Formação SINFAC-SP- A Casa do Fomento:  

O SINFAC-SP organiza diversos cursos online, tanto em tempo real quanto pela sua plataforma digital de EAD, e orienta as empresas do setor a incentivarem seus colaboradores a assistirem às aulas. O foco é a profissionalização do setor e capacitação dos profissionais que atuam no fomento comercial. Para implantar os cursos de EAD, o SINFAC-SP buscou apoio da iLabora, empresa conceituada no setor de ensino à distância que usa a plataforma baseada em projeto da Harvard University. Para conhecer todos os temas disponíveis, acesse: www.sinfacsp.com.br/eventos-ead.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart