Contabilidade: importante informação para sua gestão

Por Marco Antonio Granado

Não veja a contabilidade como se fosse somente o manuseio desordenado de documentos financeiros de sua empresa ou como uma burocracia desnecessária, que objetiva somente o atendimento ao fisco e aos órgãos públicos.  Esta é uma forma míope de encarar o que é a contabilidade. Mude já sua visão, ou terá sérios tropeços em sua gestão empresarial.

É comum o empresário enfrentar dificuldades para entender aspectos contábeis, tributários e trabalhistas, ao se deparar com a lei pura, pairando sempre dúvidas quanto ao cumprimento correto das práticas legais tributárias/ trabalhistas aceitas pelo fisco em suas operações e gestão empresarial.

Esta postura empresarial por grande parte dos gestores é muito frequente. Todo gestor/empresário tem um dia muito estafante, cada hora lhe é muito preciosa, não lhe permitindo perdas, seu foco maior é para a operação principal de seu negócio. Com certeza, isto não deveria ser assim. Todo gestor deveria ter conhecimentos apurados das legislações trabalhista, tributária e contábil, porém, não lhes é interessante em um primeiro momento, já que são matérias complexas e tidas como chatas. Sendo assim, transferem tal responsabilidade deste conhecimento para outros profissionais ou mesmo para a empresa contábil que lhes presta serviços.

Portanto, uma empresa de contabilidade profissional e competente pode contribuir muito com sua empresa, impulsionando seus negócios, ao ponto de ser um grande aliado para seu sucesso, orientando e passando informações importantes e imprescindíveis à sua gestão de sucesso.

Chegou a hora de verificar como isto é possível, e por que isto ocorre.

Tenha sempre em sua estrutura empresarial um parceiro eficaz, confiável e responsável, que faça com excelência sua contabilidade, bem como os trabalhistas e tributários, realizando sua escrita fiscal com base na legislação tributária vigente, confeccionando sua folha de pagamento com base nas normas trabalhistas atuais e a CLT, entregando suas obrigações acessórias corretamente dentro do prazo estipulado.

Nunca deixe de verificar se o contador que lhe assiste, bem como membros de sua equipe contábil, possui formação contábil acadêmica, e se possui junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) o devido registro.

Após estes pequenos comentários sobre como deve ser seu parceiro, este profissional lhe ajudará imensamente a impulsionar e vislumbrar com segurança o excelente futuro para seu negócio, acrescentando em sua gestão empresarial a luz necessária para trilhas estradas sinuosas e escuras.

Um bom trabalho quanto às informações contábeis geram transparências  para as operações e os negócios realizados, tornando sua empresa  um “case” de sucesso.

Ao implantar uma contabilidade profissional de bom nível técnico, o empresário terá ultrapassado a barreira do desgaste e da preocupação junto à burocracia existente em nosso sistema tributário, que podemos afirmar ser um dos mais complicados do mundo.

Ressalto que a partir no novo Código Civil, o contador também responde solidariamente como o empresário, caso exista fraudes contábeis ou tributárias, pois, ele é o responsável técnico contábil, que deverá auxiliar e orientar tecnicamente, direcionando o empresário que realize sua gestão empresarial com total integridade e legalidade.

A contabilidade lhe fornece muitas ferramentas para o gerenciamento de seu negócio, dentre elas podemos citar:

a)qual o melhor regime tributário para operar (planejamento tributário);

b)apuração do resultado financeiro e sua detalhada demonstração;

c)informações valiosas financeiras, facilitando a apuração do custo do produto;

d)controle das despesas e receitas e sua evolução;

e)apuração de seus índices, que direcionam sua performance;

f)detalhamento de seus fornecedores e clientes;

g)nível de inadimplência;

h)custo financeiro;

i)dentre outros.

Enfim, saiba quem realmente é seu parceiro. A contabilidade pode ser um excelente aliado para seus negócios, basta enxergar seu potencial, bem como, entender o que é importante para sua gestão empresarial.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart