Curso de ensino à distância sobre comitê de crédito tem gratuidade para associados da ABRAFESC

Conhecimento é a base de tudo. Essa foi a principal lição que o consultor Guilherme Costa Chiferi deixou de legado em seu webinário sobre comitê de crédito, ministrado online no dia 23 de fevereiro para associados da ABRAFESC e do SINFAC-SP e agora disponível na plataforma de ensino à distância do sindicato. O evento reuniu mais de 120 empresas, contando com profissionais de diferentes áreas de atuação, com administrativa, comercial e operacional, entre outras.

Durante uma hora e meia de curso, o especialista se debruçou sobre a trilha do conhecimento das empresas, fazendo uma análise comportamental importante para conhecer o cedente. Através de casos reais, Chiferi conseguiu mostrar na prática perguntas importantes que devem ser feitas para avaliar se a empresa em questão merece crédito, além dos pontos focais na análise de cedentes, como analisar os documentos recebidos, como fazer uma análise fundamentalista no Serasa, entre outros assuntos.

Uma das dicas preciosas foi a de fazer uma conexão verdadeira com a área comercial do cedente. “Eles têm um perfil comportamental diferente do operacional. É importantíssimo trazer o olhar deles de dentro da empresa para a gente”, afirmou. O consultor também fez um alerta importante: ter cuidado com empresas antigas que mudaram repentinamente de atividade. “Quando nos deparamos com algo assim, é preciso entender o que a empresa estava buscando com essa mudança. Mudar o objeto dela, aquilo que ela fazia, repentinamente, sempre tem grande possibilidade de fraude”, advertiu.

A forma como o especialista abordou o conteúdo agradou aos participantes. “O curso foi excelente. A maneira simples e clara como o Guilherme explicou os temas me chamou a atenção. A aula trouxe informações novas e bastante úteis para o dia a dia dos colaboradores da Netmoney. Já estamos ansiosos por um segundo curso com o Guilherme”, afirmou Sandro Cavalcante, analista administrativo da Netmoney.

Para Cíntia Félix, analista de cadastro comercial da Way Securitizadora, que também participou do webinar, foi bastante reconfortante ver que várias características de análise que a empresa vem adotando estão no caminho certo. “Um ponto que ele abordou e que foi muito interessante pra gente foi a análise da probabilidade do amanhã, pois é uma questão que estamos reforçando internamente e ainda sentimos algumas divergências na equipe. Por meio da fala dele, podemos constatar com nossos parceiros internos que é o mesmo que a gente faz. Trabalhamos com dados reais hoje pra verificar o futuro”, disse Cíntia.

Como mensagem final, o consultor deixou claro que dificilmente apenas um dado será único numa decisão de crédito. São vários detalhes ao mesmo tempo que devem ser levados em consideração. “É preciso encontrar onde tem os pontos de inflexão. Ter o conhecimento total deste cedente, conseguir extrair toda a verdade e trazer essa verdade pra dentro da casa. São várias nuances”, finalizou.

 

CURSO ONLINE: COMITÊ DE CRÉDITO – A TRILHA DO CONHECIMENTO DAS EMPRESAS

Docente: Guilherme Costa Chiferi

Duração: 1h30

Inscriçõeshttps://www.sinfacsp.com.br/eventos-ead – R$ 400 com gratuidade para associados do SINFAC-SP ou da ABRAFESC.

CONTEÚDO

  • Importância de uma boa trilha de crédito
  • Pontos focais na análise dos cedentes
  • Pontos em comum entre cedentes e sacados
  • Descobrindo os reais beneficiários finais das empresas
  • A escolha ideal dos solidários e/ ou avalistas
  • O que devemos analisar nos documentos recebidos
  • Análise fundamentalista do Serasa
  • A empresa merece crédito? E a operação proposta?
  • Análise de casos reais
  • Construção da trilha de crédito

 

SOBRE O DOCENTE

Guilherme Costa Chiferi tem 30 anos de experiência no gerenciamento de equipes de alto rendimento e atualmente é consultor em FIDCs, Securitizadoras e Factorings. Possui graduação e pós-graduação na FGV com especialização em Crédito na FGV e Gestão pela FIA/USP.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart