Curso novo com gratuidade para associados da ABRAFESC: Formação de Manual em PLD/FTP para factorings

A fim de contribuir com as empresas de factorings no cumprimento de suas obrigações junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, o SINFAC-SP mantém uma série de cursos com especialistas que esclarecem os procedimentos a serem ser adotados. Entre eles, a formação e atualização de um Manual em PLD/FTP (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa), tema do próximo curso a ser ministrado pelo advogado Alexandre Fuchs das Neves. A aula online acontece no dia 13 de outubro, das 9h às 13, e é gratuita para associados da ABRAFESC e do SINFAC-SP. O investimento é de R$ 400 para os não associados. As inscrições devem ser feitas pelo link: www.sinfacsp.com.br/evento/467.

Durante as 4 horas de aula, os profissionais serão orientados sobre como avaliar o risco de novos produtos e serviços no que se refere a LD/FT, como identificar pessoas expostas politicamente que possam estar envolvidas nas operações e como fazer o devido encaminhamento de comunicações ao COAF, entre outros pontos indispensáveis para a formação de um manual e treinamento de equipes.

O curso para formação do manual é voltado aos profissionais que já fizeram o treinamento básico em PLD/FTP, outra obrigação das empresas de fomento junto ao COAF, disponível na plataforma de ensino à distância do SINFAC-SP (EAD) pelo link: www.sinfacsp.com.br/evento-ead/459.

 

WEBINAR – FORMAÇÃO DO MANUAL EM PLD/FTP RES 41/22 COAF SETOR FACTORING

Dias 13/10/2022, das 9H ÀS 13H, pela plataforma Zoom

Inscrições: www.sinfacsp.com.br/evento/467

  1. Conceito de PLD/FTP
  2. Manual: critério da proporcionalidade
  3. Governança
  4. Avaliação de risco interno
  5. Avaliação de risco de novos produtos e serviços no que se refere a LD/FT
  6. Promoção da cultura organizacional – capacitação contínua dos colaboradores
  7. Auditorias
  8. Diligências para identificar e categorizar em níveis de risco os clientes
  9. Identificação do beneficiário final
  10. Prevenção de conflitos entre os interesses comerciais e empresariais e os mecanismos de PLD/FTP
  11. Obtenção de informações sobre o propósito e a natureza da relação de negócios
  12. Identificação de pessoas expostas politicamente (PEP) envolvidas nas operações, inclusive beneficiário(s) final(is)
  13. Identificação de pessoas alcançadas por determinações de indisponibilidade de ativos oriundas do Conselho de Segurança das Nações Unidas – CSNU ou de seus comitês de sanções na forma da Lei nº 13.810, de 8 de março de 2019, e da legislação correlata
  14. Registro das operações
  15. Monitoramento, seleção e análise de operações e situações atípicas ou suspeitas
  16. Encaminhamento de comunicações devidas ao Coaf; e
  17. Comprometimento formal da alta administração com a efetividade e a adequação da política, dos procedimentos e dos controles internos de PLD/FTP
  18. Outras providências a serem adotadas
  19. Perguntas e respostas

 

SOBRE O DOCENTE

Alexandre Fuchs das Neves é consultor do SINFAC-RS, do SINFAC-SP e do SINFAC-SC. O advogado é especializando em Direito Digital pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Direito Bancário, Instrutor PLD/FT e Compliance com Certificado Compliance I e II – ABBC. Além disso, é Estruturador de Instituições Financeiras e Membro do IPLD – Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart