Estabeleça metas com método “SMART”

Elaborar metas desperta estímulos imprescindíveis aos profissionais designados e envolvidos nos projetos empresariais, especificamente quanto ao interesse em alcançar o objetivo traçado, sendo necessário sempre, definir algo que seja estratégico para motivar os profissionais envolvidos, mas que ao mesmo tempo seja alcançável.

Profissionais perdidos terão enormes dificuldades para atingir as melhorias pretendidas, certamente, por não compreender precisamente como chegar aos objetivos, por não terem metas definidas.

Nas empresas, alcançar os objetivos traçados significa sucesso, rentabilidade, ganhos e consequentemente crescimento, portanto, nesta competitividade voraz diária enfrentada na gestão das empresas, observamos ser um grande desafio a tarefa quanto a definir e o traçar metas, sendo elas necessárias para a evolução das empresas, aliás, esta é uma tarefa constante no dia-dia das empresas exercida por seus gestores.

Portanto, na melhoria contínua das empresas compreende como um dos seus pilares, o atingimento de objetivos, ou seja, metas a serem atingidas.

Existem diversas formas para definir metas, dependendo muito daquilo que se pretende alcançar e da metodologia de gestão a ser adotada.

Um dos métodos utilizados e eficaz para estabelecer metas é o método SMART, embasado em 5 elementos:

S – Specific (específica);
M – Measurable (mensurável);
A – Attainable (atingível);
R – Relevant (relevante);
T – Time based (no tempo).

O método SMART é extremamente competente para a criação de metas, investigando e examinando se a meta a ser atingida possui premissas para alcançar o resultado almejado e definido, sendo praticamente uma lista para o controle para sua execução.

Sendo eles:

S – Specific (específica)

Todos os componentes da equipe envolvida na meta traçada, é imprescindível que ela seja bem esclarecida e minuciosamente detalhada, portanto, deverá ser bem específica clara, para que o entendimento não permita dúvidas do que se deve realizar, para que isso aconteça, deverá ser bem “específica”, devemos nesta situação realizar as seguintes perguntas:

a) o que eu quero alcançar com essa meta?
b) quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
c) onde ela será realizada?
d) como ela será conquistada?
e) por que ela deve ser seguida?

M – Measurable (mensurável);

Não devem ser elaboradas metas que não possam ser medidas.

Uma meta que não pode ser medida, impossibilitará seu monitoramento, bem como, dificultará a percepção quanto a sua evolução de suas ações e sua realização efetiva, para saber se uma meta é mensurável, devemos responder estas perguntas:

a) qual é o resultado esperado?
b) quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

A – Attainable (atingível);

Será que a meta definida é atingível?

Meta que não pode ser atingida, certamente desmotivará os profissionais envolvidos, gerando uma enorme decepção, insatisfação e fracasso, por ter em seu bojo a não conquista dos resultados desejados, eles provavelmente não serão alcançados.

Este é um grande erro encontrado nas empresas, por mais que seja óbvio, seus gestores equivocam-se muito neste tópico, insistindo em algo que não tem como ser alcançado.

Ao gerar uma meta, deve-se avaliar os seguintes pontos:

a) com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
b) qual a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível?

R – Relevant (relevante);

Criar meta é definir responsabilidades e responsáveis.

Esta meta deve estar diretamente conectada com as estratégias da empresa, no contexto do atingimento dos resultados estabelecidos pelo gestor, portanto, quanto mais relevante for a meta, mais motivará os profissionais envolvidos, desde que sejam alcançáveis.

Toda meta que não contribui com os negócios da empresa não terá prioridade pelos profissionais envolvidos em sua realização.

Toda meta importante trará consequências extremamente positivas para o resultado da empresa, neste caso, sua relevância e importância na melhoria dos principais números da empresa, repercutindo nos principais indicadores, tais como: como o faturamento, número de clientes, rentabilidade, lucro, dentre outros.

T – Time based (no tempo).

O prazo de realização da meta raramente deve ser desrespeitado, ou ser inexistente.

Uma meta sem ter um tempo para a sua realização, pode ser alcançado em 1 dia, 1 semana, 1 mês ou 5 anos, enfim, talvez nunca.

Atribuir um prazo limite para a obtenção da meta é salutar e ao mesmo tempo cauteloso, alguns se referem que o prazo é obrigatório, desde que este prazo esteja contido num cronograma realista para o conteúdo da meta.

Deve ser definido uma linha de chegada para a execução da meta, que se chama prazo, tempo de sua execução.

 

Sucintamente apresentei o método SMART, metodologia prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios.

É um método que requer aprimoramento e pesquisa antes de sua aplicação, ele tornará sua meta sustentada, importante e atingível, gerando excelentes resultados para sua empresa.

 

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Também atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. É bacharel em contabilidade e direito com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, além de mestre em contabilidade, controladoria e finanças. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC e é membro da 5ª Seção Regional do IBRACON.

 

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