Fomento comercial já pode antecipar recebíveis de cartões com o ABRACARD

No último dia 7 de julho, o SINFAC-SP realizou uma transmissão ao vivo para apresentar ao mercado de fomento comercial a nova plataforma ABRACARD, sistema que permite a entrada do setor nesse novo e gigante mercado. Os SINFACs São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais desenvolveram a plataforma, em conjunto com a MSYS, uma API para acesso às informações dos recebíveis de cartão de crédito. O interesse neste mercado é tamanho, que a live contou com a participação de 293 pessoas ao vivo e o vídeo, agora disponível no YouTube, já está com mais de mil visualizações.

Os empresários do setor que sempre quiseram operar com antecipações de recebíveis de cartões, agora podem contar com o novo sistema, que permitirá aos usuários acessar a agenda de recebíveis de cartões de todo o país, selecionar os papéis que deseja antecipar e mudar a titularidade do documento para a empresa de fomento. Isso porque o SINFAC-SP passou a ser um agente de registro junto à CERC, uma das registradoras autorizadas pelo Banco Central para gerenciar toda essa carteira. Ou seja, com o ABRACARD, o sindicato paulista será um facilitador entre as empresas de fomento e a registradora.

“Com o lançamento do sistema, podemos dizer que é um dia histórico para o setor. Foi um ano de desenvolvimento para que o sonho virasse realidade. Desde a sua implantação, a CERC já movimentou mais de R$ 50 bilhões nesse mercado de cartão de crédito e a expectativa é que esse número aumente muito com a movimentação do fomento comercial, afirma Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP.

Por meio da plataforma, é possível acessar a agenda de recebíveis de cartões de todo o país, selecionar os papéis que deseja antecipar e mudar a titularidade do documento para a empresa de fomento. “Preparamos um sistema para que todos pudessem ter acesso a esses recebíveis e, após todos os testes e validações, hoje podemos oferecer um sistema que funciona com total segurança”, avalia Felipe Bussinger, Head de Clientes dos Segmentos Digitais da CERC.

O ABRACARD está disponível tanto para associados tanto do SINFAC-SP, quanto do SINDISFAC-MG, do SINFAC-AM, do SINFAC-ES, do SINFAC-SC e da ABRAFESC. Empresas interessadas em iniciar o cadastro no ABRACARD, devem acessar precadastro.abracard.com.br.

“Já temos um número expressivo de empresas cadastradas na plataforma, pronta para operação. O SINFAC-SP será responsável pelo compliance da empresa e dos sócios, que possibilitará o cadastro junto a registradora. Após o cadastro e assinatura de contrato junto a entidade, a CERC enviará as chaves necessária para acessar a agenda de recebíveis e lançar as operações de aquisição desses papeis e mudança de titularidade”, conclui Cristina Rodrigues Engels, gerente do SINFAC-SP.

Quem não conseguiu acessar a transmissão no dia do lançamento, pode acompanhar todo o encontro no Youtube do SINFAC-SP por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=MbCYOxk-wxw. Dúvidas ou informações adicionais sobre a ferramenta, devem ser enviadas para sinfacsp@sinfac-sp.com.br.

 

Sobre o ABRACAD

Desde junho do ano passado, as informações de todos os pagamentos feitos com cartões em estabelecimentos comerciais do país são enviadas para câmaras registradoras, como a CERC, em atendimento à nova normatização do Banco Central (Resolução 43.734/2019). Com isso, elas passaram a atestar a existência e unicidade desses recebíveis. Uma mudança aparentemente simples, mas que permitiu uma verdadeira revolução para o setor de crédito – tanto para quem concede, quanto para quem toma. Até então, só as credenciadoras dos cartões e os bancos tradicionais tinham acesso aos pagamentos a receber de seus clientes e às informações de quais desses papéis já estavam comprometidos em antecipações. Assim, os estabelecimentos comerciais ficavam limitados a antecipar recursos nestas condições somente com as “donas das maquininhas” e, no caso dos bancos, tinham que comprometer como garantia todo seu fluxo de pagamentos por causa da “trava bancária”.

Com a mudança, as empresas podem autorizar (opt in) qualquer agente financiador a consultar, junto às registradoras, sua agenda de recebíveis de cartões, oferecendo informações confiáveis sobre os valores que têm a receber. Além da abertura de mercado, a regulamentação tornou as operações com recebíveis de cartões de crédito extremamente seguras já que a obrigatoriedade do registro praticamente eliminou eventual possibilidade de duplicidades na antecipação do mesmo ativo.

A nova regra permite ainda realizar empréstimos com garantia em transações futuras feitas em cartões pelos estabelecimentos comerciais (conhecidas como “crédito fumaça”), uma vez que agora é possível acompanhar o quanto dessa receita já está comprometida em operações com outros financiadores e, ainda, obter um histórico do fluxo de recebimentos do tomador, trazendo maior previsibilidade para a negociação. “Esta parceria com o SINFAC-SP é uma oportunidade ímpar dos financiadores realizarem operação de crédito com lastro e garantia de que, no final das contas, vai ter como pagadores as grandes credenciadoras e subcredenciadoras melhorando, portanto, o aspecto de risco do crédito”, comentou Natalia Bertinart, Diretora de Produtos e Clientes da CERC, na ocasião de apresentação do ABRACARD durante o 14° Congresso do SINFAC-SP. Confira abaixo as presenças já confirmadas na live.

Participações:

– Hamilton de Brito Jr. – Presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP

– Felipe Bussinger – Head de Clientes Segmento Digitais – CERC

– Luciano Gallete – Diretor da MSYS Tecnologia

– Rodrigo Moraes – Analista de Tecnologia da Msys Tecnologia

– Cristina Engels Rodrigues – Gerente do SINFAC-SP

– Alexandre Fuchs das Neves – Consultor Jurídico

– Roberto Mauro Oliveira Ribeiro – Presidente do SINDISFAC-MG

– Elpidio Veronez Debiasi – Presidente do SINFAC-SC

– Márcio Henrique Vincenti Aguilar – Presidente do SINFAC-RS

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart