Indicadores da Boa Vista revelam aumento da inadimplência do consumidor e avanço na recuperação de crédito

Após pequena queda em janeiro, a inadimplência do consumidor brasileiro subiu 1,4% em fevereiro, em comparação ao mês anterior. Os dados são da empresa de informações de crédito, Boa Vista, e descontam os efeitos sazonais. O indicador também apontou alta de 7,9% no trimestre móvel encerrado em fevereiro contra o trimestre móvel imediatamente anterior. Isso corrobora a tese de que a queda observada em janeiro fora passageira.  O resultado acumulado em 12 meses registra alta de 4,7%.

De acordo com a Boa Vista, o indicador de inadimplência continuará em forte aceleração ao longo do primeiro semestre. Já no período seguinte, o ritmo deve ser mais tímido.

A empresa ainda divulgou o Indicador de Recuperação de Crédito, que registrou um avanço de 3,5% na comparação mensal. E 1,0% no trimestre móvel encerrado em fevereiro contra o trimestre móvel imediatamente anterior. Na análise acumulada em 12 meses, o crescimento do indicador passou de 4,1% em janeiro para 5,1% no resultado de fevereiro.

Segundo a Boa Vista, “parte dessa recuperação também se deve ao aumento no fluxo de inadimplentes. Nesse sentido, as famílias buscam renegociar seus débitos vencidos para se manterem livres de restrições no mercado de crédito. Ainda mais num momento economicamente delicado e incerto.”

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart