Liberum Ratings publica sua mais recente análise do mercado de FIDCs

A Liberum Ratings, agência de classificação de riscos, publicou sua mais recente newsletter com dados históricos do mercado Multicedente/Multisacado demonstrando as oscilações do setor entre janeiro de 2020 e julho deste ano. Para a agência, os movimentos observados tanto para o número absoluto de cedentes e sacados quanto para a concentração nos mesmos estão em linha com a redução do patrimônio líquido médio registrado em julho, bem como ligeira redução da alocação. As concentrações médias para o maior e 5 maiores sacados foram, em julho/23, de 6,31% (ante 6,15% em junho/23) e 16,58% (ante 17,21% em junho/23), respectivamente.

 

Já a média de cedentes por fundo vinha crescendo em ritmo acelerado pelo menos desde a metade de 2021, porém, em fevereiro/23, o crescimento parece ter cessado. Em julho deste ano, observa-se marginal redução no número médio de cedentes por fundo, com registro de queda de 3,4% na média de cedentes por fundo (270 em julho/23, frente a 280 em junho/23).

 

Inadimplência

O nível de vencidos acima de 90 dias tem acompanhado a tendência média dos últimos meses, com oscilações dentro da normalidade estabelecida no pós-pandemia. Observa-se, contudo, o que parece ser uma tendência de crescimento no over90, especialmente a partir de julho/22. Movimento que, em linhas gerais, parece ter estagnado a partir de outubro/22, registrando pequenas oscilações para cima ou para baixo desde então. Em junho/23, nota-se uma quebra no movimento de alta dos vencidos acima de 90 que estabeleceu a partir de jan/23. Em junho, o over90 registrado foi de 5,37%, -0,11 p.p. abaixo do resultado auferido no mês anterior, o movimento de quebra no ritmo de elevação dos vencidos parece ter continuado no mês de julho/23, onde os vencidos permaneceram praticamente estagnados. O mesmo movimento se observa no provisionamento, que também caiu nos meses de junho e julho após meses de aumento. De maneira geral, a PDD segue o mesmo movimento que os vencidos, mantendo-se, em média, cerca de 2,1 p.p. acima do vencido over90.

 

Para ler o documento completo, acesse:

https://www.liberumratings.com.br/pt/src/publications-newsletter/upload-newsletter-indicadores-insights/indicadores_insights_edicao11.pdf

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart