Live da ABRAFESC explicará como fazer antecipações de recebíveis de cartões por meio do ABRACARD

Empresários do setor de fomento comercial que sempre quiseram operar com antecipações de recebíveis de cartões, mas não sabiam por onde começar, têm um encontro marcado na live de lançamento do ABRACARD, nova plataforma que permite a entrada do setor nesse novo e gigante mercado, que acontece no próximo dia 7/7, a partir das 9h30, pelo YouTube do SINFAC-SP. Por meio do sistema, será possível acessar a agenda de recebíveis de cartões de todo o país, selecionar os papéis que deseja antecipar e mudar a titularidade do documento para a empresa de fomento. Isso porque o SINFAC-SP passou a ser um agente de registro junto à CERC, uma das registradoras autorizadas pelo Banco Central para gerenciar toda essa carteira. Ou seja, com o ABRACARD, o sindicato paulista será um facilitador entre as empresas de fomento e a registradora.

O ABRACARD foi anunciado no ano passado e, desde então, o SINFAC-SP vem realizando com seu parceiro tecnológico, a MSYS, todos os testes e validações necessárias para garantir que o sistema rode com segurança e total integração com o software de gestão e a CERC. Agora, o produto está pronto para que as empresas comecem a operar, após o cadastro e assinatura de contrato junto ao SINFAC-SP, a CERC enviará as chaves necessária para acessar a agenda de recebíveis e lançar as operações de aquisição desses papeis e mudança de titularidade. Empresas interessadas em iniciar o cadastro no ABRACARD, devem acessar precadastro.abracard.com.br. “Nesse primeiro momento, estamos embarcando no ABRACARD as empresas que já realizaram o pré-cadastro e estão com toda a documentação em ordem. Como já temos uma fila de espera, essas primeiras liberações de acesso ao sistema devem levar cerca de 15 dias. Depois será possível fazer todo o processo em até uma semana”, comenta Cristina Rodrigues Engels, gerente do SINFAC-SP.

O ABRACARD está disponível tanto para associados tanto da da ABRAFESC, quanto do SINFAC-SP, do SINDISFAC-MG, do SINFAC-AM, do SINFAC-ES e do SINFAC-SC. Somente no ano passado, levantamento da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) demonstra que, no país, foram feitos mais de um trilhão de reais em pagamentos com cartões de crédito. É esse é o volume de recebíveis que está no mercado e que pode ser negociado também pelas empresas de fomento comercial, com toda a segurança introduzida pelas normatizações do Banco Central”, avalia Hamilton de Brito Jr., presidente da ABRAFESC.

Saiba mais

Desde junho do ano passado, as informações de todos os pagamentos feitos com cartões em estabelecimentos comerciais do país são enviadas para câmaras registradoras, como a CERC, em atendimento à nova normatização do Banco Central (Resolução 43.734/2019). Com isso, elas passaram a atestar a existência e unicidade desses recebíveis. Uma mudança aparentemente simples, mas que permitiu uma verdadeira revolução para o setor de crédito – tanto para quem concede, quanto para quem toma. Até então, só as credenciadoras dos cartões e os bancos tradicionais tinham acesso aos pagamentos a receber de seus clientes e às informações de quais desses papéis já estavam comprometidos em antecipações. Assim, os estabelecimentos comerciais ficavam limitados a antecipar recursos nestas condições somente com as “donas das maquininhas” e, no caso dos bancos, tinham que comprometer como garantia todo seu fluxo de pagamentos por causa da “trava bancária”.

Com a mudança, as empresas podem autorizar (opt in) qualquer agente financiador a consultar, junto às registradoras, sua agenda de recebíveis de cartões, oferecendo informações confiáveis sobre os valores que têm a receber. Além da abertura de mercado, a regulamentação tornou as operações com recebíveis de cartões de crédito extremamente seguras já que a obrigatoriedade do registro praticamente eliminou eventual possibilidade de duplicidades na antecipação do mesmo ativo.

A nova regra permite ainda realizar empréstimos com garantia em transações futuras feitas em cartões pelos estabelecimentos comerciais (conhecidas como “crédito fumaça”), uma vez que agora é possível acompanhar o quanto dessa receita já está comprometida em operações com outros financiadores e, ainda, obter um histórico do fluxo de recebimentos do tomador, trazendo maior previsibilidade para a negociação. “Esta parceria com o SINFAC-SP é uma oportunidade ímpar dos financiadores realizarem operação de crédito com lastro e garantia de que, no final das contas, vai ter como pagadores as grandes credenciadoras e subcredenciadoras melhorando, portanto, o aspecto de risco do crédito”, comentou Natalia Bertinart, Diretora de Produtos e Clientes da CERC, na ocasião de apresentação do ABRACARD durante o 14° Congresso do SINFAC-SP. Confira abaixo as presenças já confirmadas na live.

 

Live: Operações com Cartão de Crédito no Fomento Comercial

Lançamento do ABRACARD

Dia 7 de julho, às 9:30

Pelo YouTube do SINFAC-SP: https://www.youtube.com/watch?v=MbCYOxk-wxw

 

Participações:

– Hamilton de Brito Jr. – Presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP

– Felipe Bussinger – Head de Clientes Segmento Digitais – CERC

– Luciano Gallete – Diretor da MSYS Tecnologia

– Rodrigo Moraes – Analista de Tecnologia da Msys Tecnologia

– Cristina Engels Rodrigues – Gerente do SINFAC-SP

– Alexandre Fuchs das Neves – Consultor Jurídico

– Roberto Mauro Oliveira Ribeiro – Presidente do SINDISFAC-MG

– Elpidio Veronez Debiasi – Presidente do SINFAC-SC

– Márcio Henrique Vincenti Aguilar – Presidente do SINFAC-RS

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart