Monitore seu patrimônio empresarial

Publicado em 30/04/2024

Por Marco Antonio Granado 

Monitore o valor do patrimônio de sua empresa, obtendo informações corretas da situação financeira de forma detalhada, por intermédio de suas fontes contábeis e gerenciais.

Porém, uma das mais confiáveis fonte de informação é a contábil, onde estas informações estão condensadas, encontradas em todos os demonstrativos contábeis, dentre eles, o mais abrangente quanto às variações patrimoniais, aconselhamos e fortalecemos que devemos nos curvar ao balanço patrimonial.

No balanço patrimonial encontramos inúmeras informações importantes e específicas de nossas operações empresariais, todas contemplando posições contemporâneas, equivalente à data da demonstração elaborada, permenorizada em rubricas contábeis específicas, que após uma análise mais específica trarão condições de aferir qual é o posicionamento do patrimônio da empresa analisada, contemplando sua situação financeira, seus custos, sua liquidez, seu índice de imobilização, suas dívidas e sua capacidade de crescimento, bem como um breve histórico de seus lucros ou prejuízos nos períodos atuais e anteriores. Enfim, uma composição total de seu patrimônio atual, por isso é que deixamos bem claro, que neste demonstrativo obtemos o detalhamento do patrimônio da empresa, no acompanhar do tempo suas evoluções.

O balanço patrimonial está sujeito única e exclusivamente à responsabilidade técnica do profissional de contábil, devidamente inscrito no quadros do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), com competências técnicas, que são necessárias para se desenvolver e compor tal demonstração contábil.

A composição de um balanço patrimonial, tem como exemplo a expressão de talhada de contas contábeis específicas, dentre elas:

a)bancos conta movimento;
b)aplicações financeiras;
c)clientes a receber;
d)estoques;
e)contas a receber;
f)bens imobilizados;
g)empréstimos bancários;
h)fornecedores;
i)obrigações trabalhistas;
j)obrigações tributárias;
k)contas a pagar;
l)patrimônio líquido;
m)dentre outras contas contábeis.

O balanço patrimonial é composto por três grandes grupos de contas contábeis:

a)ativo: onde encontramos relacionados todos os direitos e bens da empresa;

b)passivo: onde encontramos relacionados todos os deveres e obrigações da empresa;

c)patrimônio líquido: onde encontramos relacionados todos os resultados auferidos (lucro/prejuízos acumulados e do período), bem como outras contas de reservas, sendo exatamente a diferença entre os valores ativos e passivos, é o capital da empresa.

Nesta demonstração contábil, encontramos uma fotografia bem atualizada e clara da situação patrimonial da empresa, sendo que  estas informações são de grande valia para um bom direcionamento de sua empresa.

Tenha sempre seu balanço patrimonial atualizado de sua empresa em suas mãos, para que ela seja uma boa bússola norteando sua direção.

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart