O valor da contabilidade para sua gestão

Por Marco Antonio Granado

 

A contabilidade é uma ciência, estuda o patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas físicas, fornecendo um detalhamento minucioso, monitorando de forma precisa o patrimônio, coletando dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando e transformando-os em relatórios informativos.

Desta forma, obtemos a mensuração dos valores existentes no ativo, no passivo, receitas, custos, despesas, apurando informações financeiras e econômicas, identificando, quando existente, lucros e/ou prejuízos, bem como, a rentabilidade e suas variáveis existentes.

Observamos que a contabilidade está se tornando um segmento que gera muito valor à gestão das empresas, através de suas informações preciosas e precisas. E, assim, não podemos esquecer seu reflexo quanto às exigências deste conteúdo mágico, por parte dos órgãos públicos, tais como: Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda Estadual, COAF, dentre outros, pois a Escrituração Fiscal Digital, Escrituração Contábil Digital, dentre outros, estão se tornando cada vez mais rígidos e complexos.

O valor da contabilidade transcende o atendimento às exigências dos órgãos públicos e do fisco. Neste mundo globalizado, onde o IRFS/CPCs se adequam às exigências de compatibilização de informações mundialmente globalizadas, inovando e aprimorando cada vez mais a qualidade da informação contábil gerada.

Ainda hoje, infelizmente, observo a existência de gestores que não possuem informações na contabilidade, bem como, algumas empresas que nem sequer possuem uma escrituração contábil. Ou seja, inexiste sua contabilidade, não possuem um balanço sequer, jamais possuíram um livro diário contábil e um livro razão contábil.

As empresas em sua grande maioria, em especial as optantes pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, não possuem escrituração contábil nem se preocupam com tais informações, deixando sua contabilidade à deriva. Desta forma, não podemos esquecer que a escrituração contábil é obrigatória, independente do regime de tributação pelo qual a pessoa jurídica optou.

A contabilidade deve ser melhor explorada pelos gestores, afim de trazer informações importantes e precisas. Na tomada de decisões traz inúmeras vantagens com segurança e confiabilidade, contribuindo cada vez mais para a conquista de seus objetivos e a obtenção do sucesso.

Para que os gestores possam administrar melhor as empresas precisam cada vez mais de informações contábeis. Portanto, a contabilidade é fonte de inteligentes informações, de forma organizada, de fácil entendimento e compreensão. Inclusive, interessa também a terceiros interessados, tais como: fornecedores, instituições financeiras, dentre outros.

Com sua contabilidade organizada e estruturada, estando religiosamente em dia, com informações confiáveis e verdadeiras, obtemos enormes vantagens. Dentre elas: facilidades quanto ao acesso às linhas de crédito junto a bancos e fornecedores, a apuração da verdadeira situação patrimonial da empresa, ajudar na tomada de decisão por parte do administrador.

O gestor necessita estar bem informado, quando as variações de sua empresa, para conduzi-la ao crescimento, corrigindo a rota quando necessário, portanto, a contabilidade é a sua principal ferramenta. O conhecimento destas informações e sua temática é um facilitador. O balanço sintético e analítico deve estar sempre em sua mesa de trabalho, pois ali estão detalhadamente todos as informações necessárias para nortear suas ações.

Você gestor ou empresário, conhece o balanço de sua empresa? Já viu e leu seu livro diário contábil ou mesmo o livro razão contábil?

Ou seja, consulte muito mais sua contabilidade, aprenda um pouco mais sobre ela, e, assim, estará se tornando um gestor, empresário ou administrador diferenciado e com muita qualidade profissional e de sucesso.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart