Parceria entre ABRAFESC e Câmara de Conciliação Ventura Seabra estimula busca por solução negociada para conflitos

A ABRAFESC acaba de fechar uma nova parceria sob medida para as empresas de fomento que têm algum conflito e desejam resolvê-lo de forma rápida e menos onerosa. O acordo garante condições especiais aos associados que recorrerem à Câmara de Conciliação Ventura Seabra para solucionar a demanda de forma negociada, economizando dinheiro, tempo e evitando os desgastes comuns ao longo dos processos judiciais, que costumam se arrastar por mais de três anos. Na Conciliação, as audiências ocorrem por videoconferência em até sete dias após o contato da empresa, e o juiz homologa o acordo em até 30 dias úteis.

Segundo o conciliador Paulo Ventura Seabra, a conciliação é alcançada em 80% das negociações. De qualquer forma, caso não haja acordo, a parceria garante aos associados da ABRAFESC isenção de pagamento dos honorários. “Buscar conciliação é melhor do que ajuizar, uma vez que evita gastos grandes, taxas judiciais e os desgastes causados pelo processo. Já solucionamos litígios parados por anos no Judiciário. As partes realizaram a conciliação e chegaram a um acordo colocando fim ao processo. Nossa parceria com a ABRAFESC traz para as empresas a tentativa de conciliação, que é muito vantajosa”, diz Ventura Seabra.

Além de casos extrajudiciais, a conciliação está disponível em qualquer momento do processo judicial, até mesmo na execução. No conflito extrajudicial, após a audiência virtual, o acordo entre as partes segue para assinatura digital dos envolvidos e, na sequência, para o juiz, que costuma homologá-lo em até 30 dias úteis. Já nas demandas com processo judicial em tramitação, o advogado de uma das partes notifica o juiz sobre o desenlace. Ou seja, em uma audiência de conciliação, que pode durar, no máximo, uma hora, é possível dialogar e resolver problemas que costumam se arrastar por anos na Justiça.

O conciliador Paulo Ventura Seabra, na foto com Rosangela Ventura Seabra, realiza conciliação para empresas do setor financeiro e de outros segmentos do mercado

 

Registrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a Câmara de Conciliação Ventura Seabra atende todo tipo de conflito, menos os da esfera penal. Interessante notar que a conciliação pode ser solicitada inclusive na recuperação judicial, extrajudicial e falência. Também é possível buscar a via do consenso para situações de inadimplência e dívidas, casos de litígios relacionados a qualquer tipo de descumprimento de obrigações contratuais, não entrega de mercadorias, falta de prestação de serviços, substituição de garantias dadas em operações passadas, negociação de garantias dadas para operações futuras, conflitos societários, negociações de alienação de ativos, resoluções de conflitos sobre encerramentos de contratos PJ, danos morais e muitos outros problemas.

Não por acaso, Ventura Seabra costuma dizer que a conciliação é o ato mais democrático que existe. Além das vantagens de tempo e custo, fora dos tribunais, as partes dialogam e negociam uma solução, ao contrário do processo judicial, em que cabe ao Juiz decidir por elas. Aumentam, portanto, as chances de obter um consenso mais satisfatório para os envolvidos, sem vencedores e vencidos. “Um juiz recebe, pelo menos, dez processos novos por dia. Você acha que ele tem como dar conta de tudo? A conciliação abre um caminho mais humanizado, que permite ouvir o outro, entender qual foi o problema, e encontrar uma resolutividade, mais justa”, afirma o conciliador.

Todo acordo fechado tem força de decisão judicial, inexistindo a possibilidade de questionamento posterior.  A Câmara Ventura Seabra tem experiência em atender clientes de diversos setores, como seguradoras e instituições financeiras, empresas de pequeno, médio e grande porte, associações comerciais, construtoras, incorporadoras, entre outros mercados. A equipe judicial da câmara privada conta com mais de 180 conciliadores/mediadores, todos cadastrados nos judiciários de competência federal e estadual.

Quem quiser aproveitar os benefícios da parceria com a ABRAFESC, pode se inscrever e obter mais informações em: https://abrafesc.com.br/seabra-conciliacao-e-mediacao/.  A Câmara de Conciliação Ventura Seabra está disponível para outros esclarecimentos no número: (11) 96602-6467 (WhatsApp). Saiba mais sobre conciliação em: https://youtu.be/a92eGP1-7M8

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart