Plano de Negócio

Por Marco Antonio Granado

 

O empreendedor é um eterno visionário, o melhor nome para isto é “um grande sonhador”, portanto, deseja e busca transformar seu sonho em realidade. Ou seja, seu sonho consiste em um serviço ou produto a ser inserido no mercado, e desta forma precisa da resposta que vale um milhão de dólares: seu sonho é viável ou não?

Porém, a forma correta para responder esta pergunta, verificando tecnicamente se o sonho pode ser transformado em sucesso realmente, deverá iniciar-se na construção de um plano de negócio.

O plano de negócio, mais conhecido como “Business Plan”, é um processo que ajuda a entender e conhecer detalhadamente suas ideias. O intuito é trazer para o papel o sonho da mente, descrevendo todos os objetivos de um negócio, definindo seus passos, de forma transparente para que os objetivos definidos sejam alcançados.

Montar um plano de negócios é justamente colocar luz em todas as etapas e tópicos que fazem parte da avaliação e da montagem do negócio. Todas as informações devem estar em um documento, com muita clareza, a fim de entender as oportunidades e dificuldades existentes, avaliando seus pontos fortes e fracos.

A preparação, estruturação e realização do plano de negócio não é uma tarefa fácil, exigindo persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho de consolidação de informações e muita criatividade.

As ferramentas importantes no desenvolvimento do plano de negócio são:

a) método Canvas;

b) método SWOT;

Responder perguntas sobre o negócio de forma ampla, desde sua organização, mercado, clientes, fornecedores e estratégia.

Nele, devem ser inseridas todas as informações que envolvem dinheiro, despesas, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no Plano.

Para realizar o trabalho de construção do plano financeiro, deverá ter como essência a busca de todos os custos e despesas em cada uma das etapas trilhadas em seu processo de desenvolvimento. É importante contemplar todos os itens mensurados neste processo, tais como: fornecedores, equipamentos, instalações, estabelecimentos físicos, domínios, hospedagem, estrutura de colaboradores, forma de distribuição, tributos, dentre outros. Consolidando, assim, estas informações em um fluxo de caixa para a obtenção de um plano financeiro e sua viabilidade.

Um plano de negócios consistente para seu negócio ou para sua empresa, deve ter no mínimo as seguintes etapas:

a) 1ª etapa – sumário executivo;

b) 2ª etapa – análise de mercado;

c) 3ª etapa – plano de marketing;

d) 4ª etapa – plano operacional;

e) 5ª etapa – plano financeiro;

f) 6ª etapa – construção de cenários;

g) 7ª etapa – avaliação estratégica;

h) 8ª etapa – avaliação do plano de negócio

Benefícios de um plano de negócio:

a) a obtenção do sucesso do negócio

b) poupar tempo e dinheiro;

c) avaliar corretamente a viabilidade de um negócio;

d) enxergar riscos e mudar a rota do planejado;

e) documentar o modelo de negócio;

f) determinar as necessidades financeiras;

g) atrair investidores

h) atrair talentos

i) sanar dúvidas de gerenciamento

j) atrair parceiros de negócio

k) posicionar a sua marca

l) reposicionar a empresa em casos de mudança

m) encontrar oportunidades de crescimento

Com um plano de negócio você será capaz de assumir novos projetos e oportunidades de crescimento, com potencial para aumentar a rentabilidade e a lucratividade da sua organização.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

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