Presidente da ABRAFESC declara guerra às comissárias durante o 1° Ciclo de Encontros ABRAFESC, acompanhe ao vivo

Começou quente a manhã de hoje no 1° Ciclo de Encontros ABRAFESC, em Porto Alegre (RS). Tanto pela presença calorosa de cerca de 100 profissionais do setor de fomento comercial, quanto pelas preocupações trazidas pelo presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Jr. “Quero declarar uma guerra contra a duplicata comissária, ela não tem nenhuma segurança jurídica. Qualquer discussão judicial, a gente nunca ganha”, alertou o Hamilton que também é sócio-diretor da Credere e revela, para espanto dos presentes, que nunca fez uma operação sequer com comissária. O evento, que continua nesta tarde, vai demonstrar como as notas comerciais são uma ótima alternativa às operações comissárias – acompanhe ao vivo por este link.

 

A preocupação com as comissárias também foi demonstrada pelo presidente do SINFAC-RS, Márcio Aguilar. “O judiciário tem um entendimento muito tranquilo do ponto de vista técnico. Se seu título está performado, se tua mercadoria foi entregue, esse ativo é seu. Se está em transporte, se não foi entregue ou foi devolvida, você é credor do cedente”, comenta Márcio. Outro ponto trazido na abertura do evento foi o aumento das recuperações judiciais e da inadimplência. “Hoje as ‘RJs` fazem parte do nosso negócio, são duas ou três por semana. Isso nos obriga a nos fortalecer para buscar soluções, saídas e oportunidades. Existem mercados bons, mas precisamos a aprender a nos defender”, avalia Northon Jardim, diretor da ABRAFESC e do Kreditare FIDC.

 

Apesar das adversidades, Hamilton acredita que o setor vive um momento de boas oportunidades: “Estamos sendo extremamente demandados porque os bancos fecharam suas portas”. Tradicionalmente, o setor de fomento comercial é um grande parceiro do empresariado brasileiro, principalmente das MPMEs e em momentos como o atual, em que o sistema bancário freia a oferta de crédito e aumenta as taxas.

 

O 1° Ciclo de Encontros ABRAFESC acontece nesta quinta-feira (16/3) com transmissão ao vivo até às 18h. Acompanhe e convide colegas do setor: www.youtube.com/watch?v=0lI2tqb3Nic. Abaixo, os temas das apresentações.

 

1° CICLO DE ENCONTROS ABRAFESC 2023

Tema: RUMOS DO MERCADO FINANCEIRO E ECONÔMICO

Quinta-feira, 16/03, com transmissão pelo YouTube das 9h às 18h

www.youtube.com/watch?v=0lI2tqb3Nic

 

PROGRAMAÇÃO

 

9:00 ABERTURA

– HAMILTON DE BRITO JR., PRESIDENTE DO SINFAC-SP E DA ABRAFESC

– MÁRCIO AGUILAR, PRESIDENTE DO SINFAC-RS

 

9:30 ENTREVISTA

– COM DANIEL DOLL, DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO FIDUCIÁRIA NA SINGULARE SERVIÇOS FINANCEIROS

10:15 COFFEE BREAK

 

10:45 BANCO DO FUTURO

– CARLOS BENITEZ, CEO da BMP

 

11:45 CRÉDITO INTELIGENTE: COMO A TECNOLOGIA PODE IMPULSIONAR A GESTÃO DOS RECEBÍVEIS, OTIMIZAR O FLUXO DE ATIVOS E MITIGAR RISCOS

– ALEXANDRE MALHEIROS, HEAD COMERCIAL DA DIMENSA

 

12:15 ALMOÇO

 

13:45 MARCO REGULATÓRIO DOS FIDC’S – RESOLUÇÃO CVM 175

– CLÉLIO GOMES, CONSULTOR JURÍDICO DA ABRAFESC, DO SINDISFAC-MG E DO SINFAC-SC

– LUIS FERNANDO VASCONCELLOS, CEO DA TERCON CONSULTORIA

– IVAN LOPES, CEO DA CENTRAL DE REGISTRO EM DIREITOS CREDITÓRIOS – CRDC

 

14:45 NOTA COMERCIAL

– ALEXANDRE FUCHS DAS NEVES, CONSULTOR JURÍDICO DA ABRAFESC, DO SINFAC-SP, SINFAC-SC, SINFAC-RS, SÓCIO E DIRETOR DA NEVES ADVOGADOS

– LUIS FELIPE SALLES CUNHA – HEAD DE VENDAS DA LAQUS

 

15:15 COMO EVITAR FRAUDES E INADIMPLÊNCIAS

– BRUNO ALMEIDA, DIRETOR DA ABRAFESC

– FELIPE ZAGO, SÓCIO DA FZ ADVOGADOS

– RICARDO FERRAZ, SÓCIO DA FZ ADVOGADOS

– ALEXANDRE FUCHS DAS NEVES, CONSULTOR JURÍDICO DA ABRAFESC, DO SINFAC-SP, SINFAC-SC, SINFAC-RS, SÓCIO E DIRETOR DA NEVES ADVOGADOS

– EDUARDO ROTUNNO, DIRETOR DA RDF FIDC

 

16:30 COFFEE BREAK

 

17:00 CENÁRIO E PROJEÇÃO ECONÔMICA

– GIANE GUERRA, COLUNISTA DE ECONOMIA NO GRUPO RBS

 

18:00 ENCERRAMENTO

 

O evento é uma realização da ABRAFESC que conta com o patrocínio de empresas parceiras do setor: Banco Arbi, BMP, Dimensa, Laqus, Neves Advogados Associados, Singulare, Fz Advogados, iDtrust, Order-By e Tercon. Além do apoio de seus sindicatos associados (SINDISFAC-MG, SINFAC-AM, SINFAC-ES, SINFAC-SC e SINFAC-SP), do SINFAC-RS e do Portal do Fomento.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart