ABRAFESC lança plataforma para facilitar emissões de notas comerciais

A ABRAFESC fechou uma parceria com a C2Cards que permite mais agilidade e segurança nas operações com notas comerciais. A empresa — reconhecida por fornecer soluções de tecnologia para o setor de fomento — desenvolveu para a Associação um sistema simples, rápido e totalmente automatizado para a emissão de notas comerciais. Pelo acordo, os associados da entidade podem utilizar a ferramenta, inclusive o aplicativo de smartphone, para simular diferentes condições de concessão de crédito, sem mensalidade e sem custo. Haverá cobrança apenas quando houver a efetiva emissão do título.

Neste mês de lançamento da plataforma, a empresa está com uma oferta para os primeiros 30 associados da ABRAFESC e de seus sindicatos fundadores que emitirem notas comerciais. As operações não terão valor mínimo e será cobrado apenas 0,5% sobre o valor da nota. A oferta foi pensada para que as empresas possam se familiarizar com as notas comerciais e entenderem o potencial desse novo produto.

“Nós testamos bastante a plataforma da C2Cards. Ela é muito funcional, operacional e fácil de usar. Ao fechar essa parceria, nós pensamos em uma plataforma que também fosse uma opção útil para os pequenos, com um custo mínimo”, disse Hamilton de Brito Jr., presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP, após o anúncio oficial da parceria, no XI Encontro Regional do Fomento Comercial, realizado dia 30 de junho, em Campinas-SP.

O sistema inteligente desenvolvido pela C2Cards permite a simulação de operações, alternando valores de taxas, TAC e prazo, entre outros dados, o que facilita o processo de negociação com o cedente. CEO da C2Cards, César Galvão ressalta as vantagens do uso da plataforma.

“O objetivo é simplificar toda a operação de emissão de nota comercial, reduzindo gastos com burocracia e custos desnecessários. Pelo sistema, o empresário pode criar cenários, informando a margem bruta, o número de parcelas, a margem de juros e outros dados. É possível compartilhar os simulados com o cliente para que seja feita uma escolha mais assertiva. Além disso, o empresário pode gerar a nota comercial de forma autônoma”, explicou Galvão.

Outra vantagem da plataforma é a emissão de uma nota rascunho para simples conferência e aprovação de ambas as partes do negócio. Posteriormente, o sistema inteligente gera a nota comercial definitiva. Com apenas um clique, o título segue para registro. A ferramenta recolhe as assinaturas digitais e também emite os relatórios exigidos pelas administradoras, gestoras e custodiante. Por segurança, a C2Cards faz a conferência da validação dos dados. “Se a nota comercial chegar pela manhã, nós a emitimos no mesmo dia. Se a recebemos à tarde, a emissão será no dia seguinte de manhã”, afirma Galvão.

Como segurança, realmente, não pode faltar, o CEO da C2Cards acrescenta que o processo de emissão está homologado pelas principais administradoras e gestoras de fundos de investimentos. Além disso, todo o trâmite pode ser acompanhado pelo cliente na plataforma, considerada bem intuitiva, e ocorre de forma totalmente integrada às escrituradoras.

Tela de simulação da operação

 

Tela com operações concluídas

 

Nota comercial 

A nota comercial é um título emitido exclusivamente na forma escritural. Trata-se de um valor mobiliário e de livre negociação, portanto ela serve a todas as modalidade de empresas de fomento: factorings, securitizadoras, ESCs e FIDCs.

Ainda nova no mercado, a nota comercial tem a grande vantagem competitiva de ser um título de crédito sem incidência de Imposto de Operação Financeira (IOF), nem na emissão nem na subscrição. Além disso, conta com respaldo financeiro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio das Resolução 175 e da Instrução 555, referentes à constituição, administração, divulgação e ao funcionamento dos fundos de investimento.

Com tantas vantagens, a ABRAFESC acredita no potencial desse título de crédito e, por isso, tem fechado parcerias com fintechs para levar benefícios aos associados em suas emissões de notas comerciais.

Benefício de emitir nota comercial com a C2Cards:

SEGURANÇA – Todo o processo de emissão está validado e aprovado pelas principais administradoras e gestoras de fundos de investimentos.

SIMPLICIDADE – A plataforma de emissão é totalmente intuitiva contando com recursos avançados que permitem a realização do onboarding, sem a necessidade de nenhum envio de e-mail ou troca de informação adicional.

SIMULADOR – Um simulador inteligente permite a realização de várias operações alternando valores de taxas, TAC e prazo, apoiando assim o processo de negociação com o cedente e permitindo uma tomada de decisões assertiva.

REGISTRO ÁGIL – O processo é totalmente integrado com a escrituradora parceira da C2Cards e com o próprio cliente, que, com apenas um clique, submete a nota comercial para registro. A validação dos dados é conferida pela C2Cards, trazendo segurança para a operação.

ASSERTIVIDADE – O processo de emissão contempla a geração de uma nota rascunho para simples conferência e aprovação. Posteriormente, é gerada a nota comercial definitiva, que será registrada.

PRATICIDADE – Ao submeter a Nota Comercial para registro, a plataforma preenche e emite automaticamente os relatórios exigidos pelas administradoras, gestoras e custodiante, sem a necessidade de nenhum trabalho adicional.

 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart